quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Relendo Pierre Bourdieu em: O amor pela arte

Este livro foi indicado para leitura, se não me engano no semestre passado. Confesso que minha memória nunca foi boa, justamente por isto comecei a reler "O amor pela arte" de Pierre Bourdieu.
Ele relata em seu livro uma grande pesquisa sobre o público que frequenta museus de arte na Europa.
Fico imaginando se também fosse feita paralelamente a esta pesquisa, perguntas sobre experiências pedagógicas realizadas nestes museus de arte.
Se foram desde a infância, o que foi trabalhado neste espaço abordando os assuntos ali apresentados. Adultos que pela primeira vez estiveram naquele museu, que materiais gráficos levaram, se havia material gráfico e se entenderam, codificaram as obras expostas.
O que foi contruido pelo museu para auxiliar o público que não está habituado a "ler" os símbolos sacralizados no ambiente expositivo?
É claro que o público europeu é diferente do brasileiro, culturas diferentes, realidades diferentes, contextos diferentes , mas esta não apropriação destas linguagens artísticas acontem em vários países.
Talvez se houvesse uma competição no âmbito cultural de ações voltadas para educação não formal, uma espécie de grammy para instituições que demonstrassem projetos educacionais envolvidos com arte, fossem contemplados econômicamente, como um edital, sairiam ganhando o público e a instituição realizadora.

Quem sabe futuramente "o amor pela arte" seja vivido e sentido por um grupo maior de pessoas...

Um comentário:

  1. Só porque esse plano de fundo de teu blog tá muito fofo :) E pra ser a primeira a comentar :) hahaha

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